Dia Nacional dos Profissionais da Beleza: um setor essencial para nossa sociedade

Hoje, 19 de janeiro, comemoramos o Dia Nacional dos Profissionais da Beleza, um setor que o SindeBeleza representa com muito orgulho, lutando por melhorias e sempre defendendo direitos e mais qualidade de vida para estes profissionais tão valorosos em nossa sociedade, que reforçam a autoestima das pessoas e mudam vidas.

A data foi instituída através da Lei nº 12.592, de 18 de janeiro de 2012, no governo Dilma Rousseff, e foi uma luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), entidade que representa quatro milhões de trabalhadores e trabalhadoras e a qual o SindeBeleza é filiado.

Esta data é de celebração e valorização de profissões essenciais, que vão além de levar beleza para as pessoas. Estes profissionais são psicólogos, ouvem e até mesmo ajudam a denunciar casos de violência doméstica, estimulam mulheres a serem fortes e buscarem seus objetivos. Salões de beleza são pontos de apoio emocional, o que mostra todo o valor do setor socialmente.

E é por esta importância na vida das pessoas que o SindeBeleza continua buscando convenções coletivas fortes, que hoje são referência para todo o Brasil, no intuito de mostrar que estes profissionais da Beleza não estão sozinhos.

A área da Beleza também abre oportunidades profissionais, fortalece a economia e, na contramão do desemprego, cresce exponencialmente a cada ano. O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de higiene pessoal e cosméticos, e isso reflete em nosso mercado interno, gerando emprego e fazendo circular renda em um país em recessão econômica e que precisa gerar oportunidades para sua população.

Muitas vezes mulheres que querem e precisam da sua independência financeira encontram na Beleza seu ponto de apoio, assim como a comunidade LGBTQIA+, que tem um grande número de representantes no setor. Mas a Beleza abrange todos e todas, independentemente de credo, raça, gênero ou origem.

Só por esses fatos, podemos ver que o mercado da Beleza é um lugar de acolhimento, seja um consumidor ou profissional da área. Um segmento que coloca amor em tudo que faz, pois para se ter sucesso na aplicação das técnicas é preciso ter conhecimento, mas também sensibilidade e entender as necessidades de cada ser humano. São profissões íntegras e que merecem cada vez mais reconhecimento de todos nós brasileiros e brasileiras.

Parabéns, profissionais da Beleza. Vocês nos enchem de orgulho.

Maria dos Anjos Mesquita Hellmeister – Presidente do SindeBeleza

SindeBeleza participa de mais uma Beauty Fair, representando a categoria no maior evento de Beleza da América Latina
Profissionais em centros de formação de Beleza tem nova convenção coletiva