Uso de formol pode irritar olhos, afetar a respiração e causar câncer; Veja quais os cuidados do salão de beleza

Um relatório da Anvisa apontou os principais acidentes que podem acontecer dentro dos salões de beleza e clínicas de estética. No topo da lista está o uso do formol.

Por G1, São Paulo

Formol usado na escova progressiva pode causar intoxicação

Um relatório da Anvisa apontou os principais acidentes que podem acontecer dentro dos salões de beleza e clínicas de estética. No topo da lista está o uso do formol. O Bem Estar desta segunda-feira (17) abordou o assunto com a dermatologista e consultora Márcia Purceli e o infectologista Renato Grinbaum. O que pode e o que não pode ser reutilizado? A reutilização da cera, por exemplo, pode transmitir doenças.

Muita gente procura os salões de beleza para ficar com o cabelo liso. E para atingir o resultado, alguns cabeleireiros apostam no formol. Entretanto, o uso dele só é permitido se for usado até 0,2% – nesta quantidade, o formol não promove o alisamento.

Máximo de concentração de formol permitida em produtos de beleza é de 0,2%

O uso do formol pode provocar irritação na pele, queimaduras, irritação nos olhos e, se inalado, pode causar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação no nariz, tosse e graves ferimentos nas vias respiratórias. O formol é considerado cancerígeno pela OMS.

A segunda maior causa de denúncias na Anvisa está relacionada a manicure e pedicure – a esterilização dos utensílios. Alicates, tesouras e espátulas devem ser higienizadas e esterilizadas após o uso. A falta de esterilização pode causar infecções bacterianas e também infecções virais, como hepatite B e hepatite C. Cuidado também com as pinças usadas nas sobrancelhas. A dica do Bem Estar é ter seu próprio kit.

Uma outra irregularidade que acontece em clínicas de estética, mesmo sendo proibida, é o reaproveitamento da cera para depilação. Essa prática pode causar irritação de pele, infecção e também micoses, causadas por fungos. Cera e espátula nunca devem ser reaproveitadas. Uma dica é levar a cera usada e descartar em casa, para evitar que seja reaproveitada em outra pessoa.

CLIQUE AQUI E ASSISTA NA ÍNTEGRA O PROGRAMA BEM ESTAR (REDE GLOBO) COM AS REPORTAGENS SOBRE O USO DO FORMOL E O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAS NOS SALÕES.

Fonte: G1 – Globo.com

Post anterior
Procurador do MPT Denuncia que Empresários estão Transformando Funcionários em Pessoa Jurídica sem Autorização
Próximo post
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SINDEBELEZA