SindeBeleza reforça a importância da habilitação profissional em procedimentos estéticos

Em resposta à tragédia envolvendo a morte de Henrique Chagas após um procedimento estético em São Paulo, o SindeBeleza se posiciona firmemente sobre a importância da habilitação e regulamentação profissional em tratamentos estéticos. A esteticista Natalia Becker foi indiciada pela Polícia Civil na última quarta-feira (05) por homicídio doloso, uma vez que, apesar de não ter a intenção de causar a morte, aceitou o risco ao realizar o procedimento de “peeling de fenol” sem a devida qualificação.

Maria dos Anjos Hellmeister, presidente do SindeBeleza, lamenta profundamente o ocorrido. “Estamos comprometidos em garantir que nossos associados sigam as normas e regulamentações do setor para evitar tragédias como essa. Procedimentos invasivos, como o peeling de fenol, devem ser realizados por profissionais habilitados, em ambientes apropriados.”

Débora Tavares Augusto, diretora do sindicato, complementa, alertando que a profissional que realizou o procedimento não era esteticista qualificada para tal intervenção. “A especialização da acusada é em Micropigmentação, o que evidencia a necessidade de maior fiscalização e conscientização sobre os limites da atuação profissional. A Lei das Medicinas de 2013 proíbe a realização de procedimentos invasivos por profissionais não habilitados. Procedimentos que envolvem riscos significativos devem ser conduzidos por profissionais especializados.”

A morte de Henrique Chagas, ocorrida na segunda-feira (03), trouxe à tona a questão da segurança em procedimentos estéticos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o peeling de fenol deve ser realizado em ambiente hospitalar com monitoramento cardíaco devido à toxicidade da substância. A clínica onde o procedimento foi realizado foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal no dia 4 de junho por exercer atividades em desacordo com a legislação.

O SindeBeleza destaca que oferece continuamente orientação e suporte aos seus associados sobre a importância de seguir as regulamentações vigentes e realizar apenas procedimentos para os quais estão devidamente habilitados. A entidade reforça seu compromisso com a segurança e a proteção dos pacientes, garantindo que os profissionais da beleza atuem dentro dos limites de suas competências.

Maria Hellmeister assume a Secretaria da Mulher e Gênero da NCST-SP