A importância do Outubro Rosa: autocuidado, prevenção e vida

Outubro. As ruas, vitrines e redes sociais se tingem de rosa. Mas, mais do que um mero gesto simbólico, o Outubro Rosa carrega uma mensagem de vital importância: a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, que nasceu na década de 1990 nos Estados Unidos, já ganhou o mundo. E, a cada ano, reforça a urgência de nos atentarmos aos cuidados com a nossa saúde.

Uma pesquisa realizada pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) aponta que o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. A entidade estima que, para o biênio 2022-2023, surjam 66.280 novos casos da doença em mulheres no Brasil.

Neste cenário, o autoexame e os exames de mama, como a mamografia, tornam-se ferramentas cruciais para o diagnóstico precoce. Maria dos Anjos Hellmeister, presidente do SindeBeleza, destaca: “A prevenção é o nosso maior aliado. Cerca de 95% dos casos de câncer de mama identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. O autoexame e a mamografia são imprescindíveis para identificar qualquer alteração no seio”.

De fato, estudos revelam que a realização da mamografia reduz a mortalidade pelo câncer de mama em até 30%. Mesmo com a eficácia comprovada, ainda há muitas mulheres que deixam de realizar o exame, seja por medo, falta de informação ou mesmo falta de acesso.

Maria dos Anjos, que é uma grande defensora da causa, reforça: “No SindeBeleza, sempre apoiamos a conscientização sobre a saúde da mulher. Não podemos deixar o medo ou a falta de informação nos paralisar. Devemos buscar conhecimento e estar atentas a qualquer sinal ou sintoma em nosso corpo”.

A campanha do Outubro Rosa é, portanto, mais do que um lembrete para a realização do autoexame. Ela é um chamado à ação. É um convite para que todas as mulheres tomem a frente da própria saúde e busquem, de maneira proativa, os cuidados necessários.

“Devemos aproveitar o mês de outubro para disseminar informação e, mais do que isso, promover uma verdadeira mudança de comportamento entre as mulheres”, conclui Maria dos Anjos. “O autocuidado não é apenas um ato de amor a si mesma, mas também a todos aqueles que nos amam e nos querem bem”.

E assim, com um mar de rosa a nos envolver, somos lembradas da importância de cuidarmos de nós mesmas, de valorizarmos a vida e de nos unirmos em prol de um objetivo comum: a prevenção e o combate ao câncer de mama. Porque, juntas, somos mais fortes. E, juntas, podemos salvar vidas.

Post anterior
SindeBeleza destaca-se na BeautyFair 2023 e reitera compromisso com o universo da beleza
Próximo post
Senado discute desafios e finanças dos sindicatos com Ministro do Trabalho, Luiz Marinho