Dicas do Juca: trabalho sindical e o MEI na área da Beleza, duas dúvidas frequentes que vamos abordar!

*Juliano Jorge (Juca) é designer de interiores e manicuro

Atualmente, em meio a tantas informações vagas nas redes sociais, ficamos à mercê de pessoas com boas e más intenções. Por esse motivo, achar uma boa referência de informações ou uma fonte segura sobre determinado assunto é, por muitas vezes, um trabalho árduo.

Hoje venho tirar dúvidas de seguidores que me perguntam: “Juca, tem um sindicato da nossa categoria (manicure)? Tem alguma forma de ter mais segurança no meu trabalho quanto a aposentadoria ou algum desconto ou benefício?”. Tantas perguntas, porém, poucas respostas encontramos sobres os assuntos.

Então vamos lá tirar a dúvida da primeira pergunta: sim, o SindeBeleza vem fazendo um ótimo trabalho a mais de 56 anos, defendendo e buscando meios para que a área da beleza seja reconhecida e respeitada em São Paulo.

Ser afiliado e garantir que esse sindicato continue lutando a nosso favor e buscando melhores condições para crescermos e ajudando-nos a aprimorar nosso conhecimento, seja através dos cursos que são ministrados na própria sede ou até mesmo nos defendendo junto ao Congresso Nacional. 

Além disso, o sindicato tem convênio com a Caixa Econômica, disponibilizando crédito a juros baixos para toda a categoria. Uma ferramenta extremamente importante e necessária, pra quem quer investir na profissão.

O sindicato, na minha opinião, já é um grande benefício, pois é uma entidade que se propõe a buscar direitos e deveres para a área da Beleza e, claro, também tem uma ótima colônia de férias para os associados, que vale a pena conferir.

Vamos agora para segunda pergunta: em 2008 surge o Microempreendedor Individual (MEI), e a possibilidade de registro do CNPJ MEI através da Lei Complementar 128/2008, que visa formalizar o pequeno empresário individual. Suas vantagens são inúmeras, mas falarei das principais:

  • Com a abertura do seu CNPJ MEI, você passará a contribuir para o INSS.
  • Após abrir um CNPJ MEI, você passará a possuir uma linha de crédito facilitada 
  • Depois de cadastrar seu CNPJ MEI você poderá utilizar a opção do Cartão de Crédito, adquirindo uma das diversas maquininhas disponíveis no mercado

Acima citei alguns dos pontos benéficos, pois sabemos que a profissão da Beleza exige muito do nosso corpo e ter opções que nos ajudem muito no trabalho. 

Espero não ter restado dúvida sobre as perguntas acima. E lembrem-se: as oportunidades estão aí para todos, cabe cada um usá-las da melhor forma possível!

Post anterior
SindeBeleza participa de evento da Secretaria de Justiça pelo Outubro Rosa, sobre a prevenção do Câncer de Mama
Próximo post
Acupuntura na menopausa: tratando a Síndrome do Climatério