O Novembro Azul é uma campanha realizada anualmente pela prevenção ao câncer de próstata e incentivo para que homens acima dos 45 anos realizem o exame do toque, rompendo um tabu que existe acerca do tema. Sempre engajado nas discussões sociais, o SindeBeleza realizou, na manhã desta segunda-feira (18), em sua sede na região central de São Paulo, uma palestra com o farmacêutico Luis Barboza sobre os mitos que rondam esse assunto.
Estiveram na palestra associados do SindeBeleza, funcionários do sindicato, colaboradores externos e convidados, que receberam um diploma de reconhecimento pela participação e engajamento na campanha.
Segundo Barboza, há muita resistência dos homens para qualquer tipo de exame preventivo, agravado na questão dos cuidados com o câncer de próstata. “Os homens têm mais dificuldade em aceitar o exame do toque, um preconceito que precisa ser quebrado. O câncer de próstata fica em segundo lugar, no número de incidência no Brasil, e a prevenção reverte praticamente todos os casos, se vistos precocemente”, disse.
O palestrante também enalteceu o compromisso do sindicato com a questão envolvida no Novembro Azul. “Queria agradecer a oportunidade que o SindeBeleza nos deu de falar sobre o tema. O feedback dos participantes e seus relatos pessoais mostrou que prevenção e o tratamento a pessoa vive normalmente. É só uma questão de informação”, completou.
Para Maria dos Anjos Hellmeister, presidente do SindeBeleza, esse tipo de aç!ao é uma obrigação sindical. “Não devemos nos ater apenas às questões trabalhistas, mas precisamos cuidar das pessoas como um todo. Fizemos açõe pelo Outubro Rosa, reforçando a importância do autoexame da mama, agora organizamos mais essa questão do Novembro Azul. Afinal, o bem estar da classe trabalhadora ultrapassa as questões laborais. Por isso, sempre estivemos e estaremos presentes nesses debates”, explica.